A central de processamento da VAISALA é capaz de calcular a localização de descargas atmosféricas a partir de dados obtidos dos vários tipos de sensores de uma rede de detecção.
Os sensores de detecção de descargas atmosféricas, distribuídos remotamente de forma estratégica, enviam seus dados via canais de comunicação diretamente para o TLP, o qual processa estes dados e calcula a localização dos eventos de descargas atmosféricas detectados pelos sensores.
Além de calcular a localização das descargas atmosféricas (latitude e longitude) o sistema também fornece para cada registro uma série de outras informações, tais como:
- Pico de corrente (kA);
- Polaridade;
- Tempo de subida e de descida do formato de onda (microssegundos);
- Dados estatísticos indicando o grau de precisão do cálculo de cada registro.
A nova versão do TLP traz melhorias no algoritmo de localização patenteado pela VAISALA, além de novos métodos de correção de propagação, possibilitando obter uma precisão de localização de 250 m, podendo chegar a valores inferiores a 250 m em alguns casos.
O TLP armazena em arquivos todos os dados recebidos e processados, além de enviar em tempo real todos os registros de descargas atmosféricas gerados pelo sistema para diversas saídas de dados, nos mais variados formatos. Estas saídas de dados em tempo real podem alimentar bancos de dados ou os mais diversos tipos de sistemas de monitoramento de descargas atmosféricas em tempo real, através de uma simples conexão via porta TCP/IP.
O novo TLP possui ferramentas gráficas inovadoras para gerenciar e monitorar o desempenho da sua rede de sensores, incluindo gráficos de performance dos sensores e mapas de desempenho da rede que permitem analisar vários parâmetros do sistema.
As séries TLP100/200 substituem as centrais as antigas CP7000/8000.