Eventos

Próximo Evento

VII SIC 2017

A proposta do Simpósio Internacional de Climatologia (SIC) é discutir as vulnerabilidades climáticas e suas consequências para o Brasil e o mundo. O cenário atual no país, com baixos níveis nos reservatórios, possibilidade de racionamento de energia e crise na economia, é propício para se levantar discussão sobre como o Brasil vem se preparando para enfrentar as vulnerabilidades climáticas, uma vez que há indicação que os fenômenos considerados extremos na atualidade tendem a se torna mais frequentes em um futuro próximo. Assim, nesse evento será dado maior enfoque as questões associadas ao clima que nesse momento estão em evidência no País, como a crise hídrica e energética, o desflorestamento da Amazônia, entre outras.

Data: 
18/09/2017 a 22/09/2017
Local: 
Rio de Janeiro - Petrópolis

XIV SIPDA - International Symposium on Lightning Protection

O Simpósio Internacional de Proteção contra Raios (SIPDA) é um evento científico organizado a cada dois anos e que tem como principais objetivos contribuir para a discussão e disseminação de inovações em tecnologia de raios. O evento abrange todos os aspectos relacionados a descargas atmosféricas, incluindo física e caracterização de raios, medições, técnicas de modelagem, sistemas de detecção e localização, aterramento, métodos de proteção e acidentes e danos associados com o fenômeno.

O evento é organizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE / USP) com o co-patrocínio técnico do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) e apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Data: 
02/10/2017 a 06/10/2017
Local: 
Rio Grande do Norte - Natal

XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

O XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos – SBRH 2017 – é o maior evento nacional na área de recursos hídricos, apresenta-se com uma agenda desafiadora diante de um cenário que urge por soluções. Notadamente caracterizado por sua diversidade ambiental, o país precisa garantir disponibilidade hídrica para uma população e uma economia em crescimento, ampliar serviços de saneamento, avançar na conservação da qualidade de seus corpos hídricos com inserção de aspectos ecológicos à tomada de decisão.

Data: 
26/11/2017 a 01/12/2017
Local: 
Santa Catarina - Florianópolis